sexta-feira, 25 de março de 2011

O Sertanejo Falando - João Cabral de Mello Neto

1.
A fala a nível do sertanejo engana:
as palavras dele vêm, como rebuçadas
(palavras confeito, pílula), na glace
de uma entonação lisa, de adocicada.
Enquanto que sob ela, dura e endurece
o caroço de pedra, a amêndoa pétrea,
dessa árvore pedrenta (o sertanejo)
incapaz de não se expressar em pedra.

2.
Daí porque o sertanejo fala pouco:
as palavras de pedra ulceram a boca
e no idioma pedra se fala doloroso;
o natural desse idioma fala à força.
Daí também porque ele fala devagar:
tem de pegar as palavras com cuidado,
confeitá-la na língua, rebuçá-las;
pois toma tempo todo esse trabalho.

(Em A educação pela pedra, 1962-1965)


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. (Não sei se meu comentário será válido, mas me corrijam se tiver alguma besteira escrita! )

    O poema acima me fez lembrar e associar as canções ouvidas pela turma na última aula. "Cantiga do estradar" de Elomar e "Caboclo roceiro" de Patativa do Assaré são canções cuja a linguagem utilizada representa a fala popular, principalmente do sujeito nordestino, do interior,completamente oposta ao português culto brasileiro. É nesta forma de se expressar que se reflete a mais dura realidade do Brasil, vigente durante séculos: a pobreza extrema vivida pelo povo sertanejo brasileiro. Foi-lhes tirado a terra, local onde nasceram, cresceram, de onde tiravam seu sustento enraizavam gerações e gerações de seus descendentes, de sua cultura, de seu sustento. Assim, só resta ao pobre sertanejo cantar sua dura realidade, a qual saem como "pedras" que ferem seu orgulho e sua dignidade. Porém, assim como na primeira estrofe do poema acima relata, o sertanejo não reclama, não discute, não grita sua dor: ele a canta em canções repletas de rimas,de ritmo forte, que representam o sentimento de nostalgia do vínculo do homem e sua terra,do que ambos tem a oferecer um para o outro. É uma relação de amor. E nada melhor para relatar uma história de amor e do sofrimento causado do que a música, a canção.


    (obs.: desculpem o texto, minha escrita está melhorando!e desculpem também alguma besteira escrita!)

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  3. Só mais um comentário em relação as canções já citadas acima: podemos encontrar nelas um retrato da realidade social do Brasil, principalmente na região nordeste, em que falta políticas públicas decente que garantam o que é de direito do ser humano- o direito a educação, a moradia, ao trabalho, ao reconhecimento de sua dignidade.

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  4. Excelente, Lu. Bons comentários. Procure observar como, ao focar "a dura realidade do sertanejo" em oposição ao seu "canto", em sua leitura, alguns elementos do poema potencializam o sentido. A metáfora do confeito, do doce. O sertanejo, ao falar doura pílula

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  5. Excelente, Lu. Bons comentários. Procure observar como, ao focar "a dura realidade do sertanejo" em oposição ao seu "canto", em sua leitura, alguns elementos do poema potencializam o sentido. A metáfora do confeito, do doce. O sertanejo, ao falar, doura pílula?
    Vou acrescentar, na próxima aula, duas gravações de uma mesma canção - "Muito romântico", de Caetano Veloso. Uma na voz do próprio Caetano outra na de Roberto Carlos.

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