Ementa da oficina

Universidade Federal de Juiz de Fora
Faculdade de Letras

Prof. Alexandre Faria

Oficina: Poesia Brasileira e Canção – estratégias de leitura em sala de aula

Ementa

Compreensão da poesia a partir de uma perspectiva cultural e não exclusivamente literária, a fim de se otimizarem as estratégias para o trabalho com a canção popular e com a poesia em sala de aula.

Unidades:
1 – Poesia e Canção – aproximações e tensões
2 – Tradições poéticas na cultura brasileira
2.1– O heterologos da língua portuguesa
2.2- Cultura e oralidade
2.3- Tradição literária modernista e cultura de massa
3 – Momentos e movimentos para estudo da canção brasileira
3.1– A dor de cotovelo e herança beletrista
3.2- O samba, os sambas, a bossa
3.3- Os filhos dos festivais
3.4- Desbunde, Brock
3.5- RAP e literatura marginal

Referências

CALADO, Carlos. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Ed. 34, 1997.
CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1978.
Dapieve, Arthur. Brock: o Rock Brasileiro dos Anos 80. São Paulo: Editora 34, 1995.
FAVARETTO, Celso F. Tropicália: alegoria, alegria. 2 ed. rev. São Paulo: Ateliê Editorial, 1996.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde (1960/1970) 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
NAVES, Santuza Cambraia e DUARTE, Paulo Sérgio (orgs.). Do Samba-canção à Tropicália. Rio de Janeiro: Relume-dumará, 2002.
Oliveira, Solange Ribeiro (et al.). Literatura e música. São Paulo: Senac; Instituto Itaú Cultural, 2003.
SANT'ANNA, Affonso Romano de. Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 1977.
TATIT, Luiz. O Século da Canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
VIANNA, Hermano. “O funk como símbolo da violência carioca”. In: VELHO, Gilberto & ALVITO, Marcos (org.). Cidadania e violência. Rio de Janeiro: UFRJ; FGV, 2000.
WISNIK, José Miguel. O Som e o Sentido - Uma Outra História das Músicas. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.