quarta-feira, 13 de abril de 2011

Minhas propostas para apresentar em sala de aula.

Queridos amigos e Alexandre,

Estou com vontade de escutar varias coisas. Podem escolher, que eu levo para a aula quando for o momento. A minha praia é os estudos comparativos:

1) No momento da "dor-de-cotovelo" e "a herança beletrista" estava pensando em escutar com vocês dois tangos: Uno, de Mariano Mores, cantado por Roberto Goyeneche e Naranjo en Flor, de Homero Expósito, cantado também por Roberto Goyeneche, e duas músicas "dor-de-cotovelo" de Maysa: Ouça e Meu mundo caiu, tratando do discurso amoroso da mulher e do discurso amoroso do homem e como o português e o espanhol tratam do amor desde o ponto de vista da lingua e da bagagem cultural que cultural que acarreta cada uma.

2) Quero escutar cantores em espanhol que cantam músicas em português e cantores em português que cantam músicas no espanhol:

Proponho escutar Mercedes Sosa, cantando um poema de Nicolás Guillén, cubano, em homenagem a Cândido Portinari,Un son para Portinari, musicalizado por Horácio Salinas, chileno, do grupo Inti Illimani. Ou ainda, gostaria de ver o video do Inti Illimani, para vocês verem os instrumentos, uso da sanfona, etc.

Por outra parte, gostaria de escutar com vocês Volver a los 17, de Violeta Parra, chilena, cantado por Mercedes Sosa, com Milton Nascimento, Chico Buarque, Gal Costa e Caetano Veloso. O vídeo está traduzido para o português.

Sei que não há tempo, mas gostaria de fazer escutar trechos ou os começos de outras músicas para ver nossos ritmos, um vallenato colombiano, um huayno boliviano-argentino, uma cueca chilena, uma zamba argentina, uma chacarera argentina, um carnavalito argentino, etc.

Não quero teorizar sobre a música, aproveitemos a sexta-feira e ouçamos música para curtir, para amar, para relaxar, para viver. Gastamos muito tempo falando em sala de aula, que nossa oficina seja para escutar e aprender música, para amar a música, para sentir ela com o coração. Façamos uma disciplina para a vida! Quero compartilhar estas coisas que sinto com vocês. Obrigado.

6 comentários:

  1. Olá Fernando,

    Quanto ao item 2 do seu post, me lembrei de uma versão que a cantora carioca Silvia Machete fez da canção "Como la cigarra", da Mercedes Sosa.

    Aqui está a versão, transformada em português para "A Cigarra": http://migre.me/4fx7B (infelizmente só encontrei ao vivo)

    E pra quem não conhece a canção original, da poeta María Elena Walsh e interpretada pela Mercedes, aqui está: http://migre.me/4fxdY

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. "Como la cigarra" é uma ótima canção. É da época das "canciones de protesta" contra a ditadura na Argentina (1976-1983). Depois ao voltar a democracia lá, tomou outra dimensão.
    Obrigado pelo aporte.

    ResponderExcluir
  3. Fernando, gostei de todas as suas sugestões. Poderíamos consolidá-las em um dia? O que você acha?
    Quando falarmos da "Dor de cotovelo", vale colocar em diálogo as canções "Meu mundo caiu", de Maysa e "Se meu mundo cair", de José Miguel Wisnik. A propósito fica aqui uma sugestão de palestra sobre o tema:
    http://www.cpflcultura.com.br/site/2010/07/21/cafe-filosofico-cpfl-eu-que-aprenda-a-levitar-jose-miguel-wisnik/

    ResponderExcluir
  4. Alexandre, ficou consolidado sim, mas ainda não sei quanto tempo vai demorar entre as minhas duas apresentações (vai sair algo espontâneo, nunca se sabe como vão sair as coisas); quero combinar com você duas coisas: uma, saber se você depois vai prosseguir com a oficina, trazendo alguma outra coisa ou só vai comentar depois e durante as minhas apresentações e dois, como inserir a Wisnik na minha fala (é extenso). Obrigado por este aporte, adorei escutar Wisnik: "es un pozo de sabiduría" como falamos em espanhol.

    ResponderExcluir
  5. Galera,vamos falar da canção de protesto?

    ResponderExcluir
  6. Sim Fabrícia, vamos falar sim. É no dia 20/05 conforme a programação combinada com o Alexandre. Nos tivemos essa fase também. Posso trazer "Sólo le pido a Dios" de León Gieco, cantado por Mercedes Sosa, para complementar. Beijos, Boa Páscoa, Fernando.

    ResponderExcluir