domingo, 3 de abril de 2011

"E agora vem dizer, morena?"

Tantas morenas já foram recitadas no cancioneiro brasileiro: A morena tropicana, vestida dos sabores de frutas tropicais; a dos olhos d'água; ou uma tal morena-flor.
Uma figura muito bem desenhada por uns, ou melhor, transferida do campo social de modo singular para as canções. Vista pela maioria como um ser dotado de requebrados baronis, dotada de uma sensualidade exemplar. Será és?
De onde vem isso? Será de uma herança totalmente preconceituosa? Quem explica isso?
A posição da negro no Brasil não é uma das melhores, como todos já sabemos, assim espero. Porém vou me restringir falar do papel mestiço, e principalmente, da morena na sociedade.
Qual é a primeira imagem que se tem da MULHER e MORENA? Alguns vão pensar na dançarina de samba, ou aquela, como já disse, "dotada de uma sensualidade exemplar".
São elas, frutos de uma mestiçagem, que deveria dizer, é a constituição de uma identidade nacional. Furto a fala de José Carlos Ruy quando digo: "A mestiçagem é sinônimo de democracia racial?". Será que realmente acontece dessa forma?
O mais interessante como essa "ideologia" é transplantada para repertório musical, de forma tão maciça. Falar da morena na música é por-la em uma patamar, totalmente, idealizado. Como a mulher da natureza, companheira do mar e dos animais. Até mais idealizada que as senhoras do Romantismo ou do Arcadismo. Como é impressionante!!!
É incrível ver, como eu, uma mulher, morena, sou reduzida a um protótipo. E como esse protótipo é tão bem vendido, e está ai, nas rádios todos os dias.
Finalizo, aqui, com uma poesia, que o autor pouco interessa; mas acho que mostra essa loucura ao se falar desse indivíduo. Advirto, a vocês, queridos companheiros de oficina, sobre a importância deste assunto.

Tantos dizem sobre a morena.
Símbolo da sensualidade brasileira.
De requebrados e falácias.
Mas o que sou eu?
Senão uma morena sem cor.
As vezes sem requebrados baronis.
Falta-me o encanto da raça,
o foco da luz.
Busco a serenidade,
invés da sensualidade da cor.
Busco o pensamento,
invés o protótipo.
Busco um príncipe,
que se encante mais por meus objetivos.
Do que por meus olhares diferentes.
Meus olhos são mais que raros, mel.
Representam o que sou,
meu pensamento.
Dizem que sou morena,
brasileira.
Eu digo:
Dissimulada e oblíqua.

9 comentários:

  1. Olá, Monique.
    Achei o seu comentário muito pertinente. Para mim, não só a mulher morena, mas a mulher em si já é tema de sensualidade e embriaguez amorosa em boa parte das canções, não somente brasileira. Não venho aqui querer discutir essa temática que é derivada há tempos já, desde o trovadorismo. Ela é bela e muito bem produzida. Mas será que já não está na hora da música também tratar a mulher, indiferente de sua raça, como um ser ativo capaz de não só ser alvo do amor, mas também amar; capaz de não só ser exposta como diversão, mas como geradora de conhecimento? Acho que a música é o veículo de mais fácil acesso para toda as classes sociais e trabalhar essa temática seria muito empreendedora, ao meu ver. Concluo este meu comentário com um poema também que me é muito interessante a respeito dessa imagem da mulher ou homem 'moreno(a)', mulato(a)...


    "Mestiço
    (ARMANDO GUEBUZA)
    Nasci do negro e do branco
    e quem olhar para mim
    é como que se olhasse
    para um tabuleiro de xadrez:
    a vista passando depressa
    fica baralhando cor
    no olho alumbrado de quem me vê."

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, Monique, parabéns pelo comentário. E seguindo a idéia do professor pensei em algumas músicas que citam as morenas:

    Morena – Benito Di Paula.
    Morena – Scracho.
    Morena Cor de Canela – Luiz Gonzaga.

    Não sei se vale de algo, mas são alguns títulos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estava lendo os comentários e lembrei de umas outras morenas:

    Espere Por Mim, Morena - Gonzaguinha
    Morena dos Olhos D'água - Chico Buarque
    Morena - Los Hermanos

    ResponderExcluir
  5. "Morena flor me dê um cheirinho
    Cheinho de amor
    Depois também me dê todo esse denguinho
    Que só você tem"! (Vinícius de Moraes)

    ResponderExcluir
  6. Morenas é o que não faltam em músicas!!1 srsrsr

    ResponderExcluir
  7. Na música "Acostumar", do novo trabalho solo do ex-vocalista do Los Hermanos, Marcelo Camelo, "Toque dela".

    "(...)Eu vim mas trouxe o sol
    E a tempestade lá de longe
    Dava pra sentir você passando devagar
    Pareceria tarde
    Mas você foi me chamar
    Morena da cidade
    Eu posso até me acostumar.(...)"

    Na música "Pra te acalmar", também de Marcelo, no mesmo álbum:

    "(...)Faço essa canção pra te acalmar
    Esteja morena, você aonde for
    Você sabe bem onde fica toda dor, morena.(...)"

    E, novamente, na canção "Sapato Novo", do Los Hermanos, mas também composta por Camelo:

    "(...)poderia até pensar que foi tudo sonho
    ponho meu sapato novo e vou passear
    sozinho, como der, eu vou até a beira
    besteira qualquer nem choro mais
    só levo a saudade morena
    e é tudo que vale a pena.(...)"

    São tantas "morenas" nas composições de Marcelo Camelo que acho que seria possível até fazer um estudo sobre as morenas (ou uma, singular) do compositor.

    Pra quem não conhece as canções, aqui vão os links:

    - Acostumar (Marcelo Camelo): http://migre.me/4fxDx

    - Pra Te Acalmar (Marcelo Camelo): http://migre.me/4fxFb

    - Sapato Novo (Los Hermanos, composição de Marcelo Camelo): http://migre.me/4fxGD

    Bom, é isso :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o que o Danilo disse aí em cima. Usou exatamente os exemplos que eu gostaria de usar. Para completar, acho que não podemos esquecer da música "Dois Barcos" do compositor, na qual ele diz: "Pode ser da vida acostumar/ Será, morena?".

    ResponderExcluir
  9. Eis algumas morenas

    Morena flor
    Cor Morena
    Morena Flor
    Minha Morena- Chico Pessoa
    Morena do mar- Nana Caymmi
    Morena dos olhos d'água- Chico Buarque
    Avolta da mulher morena- Vinicius de Moraes
    Vem cá morena-Chama chuva
    Benedito di Paula- Morena
    Esa morena - Batuka
    Morena mia- Julieta Venegas
    Morena- Scracho
    Morena - Los hermanos
    Morena de Angola - Chico Buarque
    Morena proibida - Jorge e Mateus
    A tua presença morena- Caetano Veloso
    Morena da praia - Inimigos da HP
    Loura ou morena - Vinicius de Moraes
    Morena Raiz - Tribo de Jah
    Vem morena - MC Rael
    Piel morena - Thalia
    Morena do mar - Dorival Caymmi
    Rosa morena - Elis Regina
    Mãe do céu Morena - Padre Zezinho
    Morena de endoidecer - Djavan
    Morena ai ai - Cesar e Paulinho
    La morena - Ilegales
    Morena boca de ouro - Ary Barroso
    Pequena morena - Sambagunça
    ...
    ...
    ...
    ...

    Cansei!! srsrs

    ResponderExcluir