sábado, 14 de maio de 2011

Martín Fierro, os gauchos e a payada (2)

A payada

A payada, no Paraguay, no Uruguai, sul do Brasil e Argentina, e a paya no Chile, é uma arte pertencente à cultura hispánica, que adquiriu un grande desenvolvimento no Cone Sul da América, no qual uma pessoa, o payador, improvisa um recitado em rima, cantado e acompañado de um violão (guitarra espanhola). Quando a payada é em dupla ou duetto se denomina contrapunto e toma a forma de um desafio cantado a dois violões (guitarras espanholas), no qual cada payador deve responder payando as perguntas do seu concorrente, para depois passar a perguntar do mesmo modo. Estas payadas em dupla costumam durar horas, às vezes dias, e terminam quando um dos cantores não responde imediatamente à pergunta do seu concorrente.

Em 23 de julho de 1884 se faz em Montevideu a famosa payada entre Juan Nava e Gabino Ezeiza. Em homenagem, na Argentina se estableceu como o Día do Payador.

Em 10 de novembro de 1834 nasce José Hernández, autor do Martín Fierro. Por ello se festeja esse dia na Argentina como Dia da Tradição. Tem vários concursos com cavalos, doma, payadas, etc.

A seguir, exemplos de payadas (em espanhol e português) e desafio de payada com rap em espanhol no Uruguai em 2010.

http://www.youtube.com/watch?v=b_HhJwWc9Os&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=CMDS3RVn4h0&feature=related

http://www.recantodasletras.com.br/audios/poesias/3670

Nenhum comentário:

Postar um comentário