sábado, 14 de maio de 2011

Martín Fierro, os gauchos e a payada (1)

A seguir, publico alguns assuntos tratados respeito do Martín Fierro, os gauchos e a payada:

Os gauchos:

Etimología da palavra gaucho (Tradução Wikipedia em espanhol): Existem várias teorías sobre a origem del vocábulo, entre outras hipoteses, que pode ter sido derivado do quichua "huachu" (órfão, vagabundo) ou do árabe "chaucho" (um chicote utilizado no arado de animais). No árabe mudéxar existia a palavra "hawsh" para significar ao pastor e ao sujeito vagabundo, por outra parte tem se assinalado a provável influência de inmigrantes moriscos clandestinos na genese da gauchagem, tal qual o indicava Diego de Góngora nos seus informes capitulares para a coroa espanhola. Ainda hoje em Andalucia —especialmente na lingua cigana caló— se fala em "gacho" para significar ao camponês e, de modo figurativo, ao amante de uma mulher.

No século XVIII Concolorcorvo fala de "gauderios" quando fala de gauchos ou huasos, gauderio parece ser una espécie de "latinização" das palavras citadas, latinização associada ao termo latino —muito conhecido então, já que era usual na liturgia católica— gaudeus, que significa "gozo", e mesmo "libertinagem", ou seja a palavra "gaucho" como a palavra "huaso" —metatese uma da outra— parecem induvitávelmente plurietimológicas, e forjadas em um contexto temporal e territorial específico, o âmbito ganadeiro do Cone Sul, na região pampeana ou pampa argentina.

O primeiro uso documentado do termo data dos anos da indepêndencia argentina, declarada em 9 de julho de 1816. Porém estaria sendo utilizado desde 1770.

A origem da palavra gaucho, como a de tantas otras do Novo Mundo, tem dado lugar as mais variadas e não poucas vezes alucinantes teorias filológicas".

As primeras referências escritas a los gauchos se encuentran a comienzos del siglo XVII, utilizando de termos como "mancebos", "mancebos da tierra", "moços perdidos", "moços vagabundos", "crioulos da tierra", "changadores".

Em meados do século XVII começou a se utilizar a palabra "gauderio" para designar a esse grupo social. Pouco depois aparece a palavra "gaucho", encontrada pela primera vez escrita em um documento oficial da Banda Oriental (hoje Uruguai) em 1771, sendo já de uso generalizado para o fim do século XVIII.

A grande região do Cone Sul, apenas conhecida pelas autoridades espanholas e portuguesas também era un refugio para fugitivos das leis opressivas das autoridades coloniais e poscoloniais e escravos fugidos.

Nas últimas décadas do século XVIII e primeiras do século XIX a palavra gaucho se extendeu por toda a região, para designar aos trabalhadores livres que viviam do gado bovino selvagem (ou chimarrão, "ganado cimarrón") das pampas. Inicialmente o termo era usado pejorativamente, mas já na segunda e terceira década do século XIX, a palavra começou a perder sua conotação pejorativa, por conta da causa federalista iniciada por José Artigas, héroi uruguaio, liderando uma aliança de províncias integrada pelas províncias de Córdoba, Corrientes, Entre Ríos, Misiones (incluindo nessa época também às Missões Orientais), a Província Oriental e a de Santa Fe, os gauchos fizeram parte dos exércitos federais contra os unitários (elite letrada), que queriam o poder concentrado em Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário