sexta-feira, 1 de julho de 2011

Avaliação final

Oficina: poesia e canção popular
(avaliação)

Apresentamos, em anexo, dois fragmentos do livro “Poema sujo”, de Ferreira Gullar. Ambos possuem interfaces musicais. O primeiro deles (p. 298-9) foi musicado por Milton Nascimento e resultou na canção “Bela Bela”. O segundo (p. 316-317) é um trecho que, conforme o próprio poema indica, deve ser cantado com a “Tocata” da Bachiana no. 2, de Villa-Lobos.

Após a audição das duas gravações e leitura dos trechos, avalie:

1) Ter participado dessa oficina o(a) deixou mais apto(a) para analisar elementos da interface entre música e poesia? Caso negativo, diga por quê. Caso afirmativo, indique alguns desses elementos, objetos de sua percepção na leitura e na audição propostas acima.

2) Apresente, de forma breve, as ideias que você tenha desenvolvido, a partir da participação na oficina, sobre as consequências do uso da canção, em sala de aula, para o ensino de literatura e/ou língua.

3) Faça uma breve avaliação através da qual considere aspectos positivos e negativos do trabalho proposto e desenvolvido na oficina.

4) Faça uma breve auto-avaliação, considerando sua frequência e sua participação nos encontros da oficina.

Um comentário:

  1. A oficina apresentou-nos de forma sintética vários aspectos da relação canção/poesia instigando-nos analisar essa harmonia. A abordagem de temas como este me parece essencial, uma vez que a musica consegue uma circulação muito mais abrangente do que a considerada literatura poética, canonizada, e, estabelecer parâmetros entre poesia e canção é entrar em contato com toda essa expressividade da cultura popular.
    O que infelizmente deixou-me a desejar nesta primeira inserção da oficina foi uma abordagem mais profunda em temas, por vezes, bastante ricos, que se prestou basicamente a uma pequena explanação. Como uma possível solução para esta questão conjeturo, em uma próxima oportunidade, abrir um espaço pós-apresentações para debates e acréscimos a respeito dos temas.
    O fato de os temas serem propostos e apresentados pelos alunos proporciona, a estes, maior interesse, que assim se permitem mergulhar e explorar questões de sua preferência.
    Considerando o momento que estamos vivenciando, de extremo impacto tecnológico e inconsistência das coisas, somos impelidos a lidar com a forte influencia midiática e isso pode nos levar a considerar a musica como forma de subcultura popularesca. No entanto, como claramente nos foi apresentado na oficina, embora possua uma abordagem comunicacional distinta da encontrada nos poemas, instaura-nos, todo o espirito de sua época, assim como o faz a literatura. A música, bem como os poemas, nos permite trabalhar os mais diversos assuntos e acontecimentos dos mais diversos períodos.
    Gostaria de salientar a minha imensa satisfação em participar desta oficina, já que a música além de, em muitos casos, nos contar sobre as varias facetas da historia, questionar e problematizar múltiplas questões, consiste em momentos de relaxamento e descontração.

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