Queridos amigos,
Aqui deixo esclarecido quem foram as pessoas das quais eu falei nas minhas outras postagens:
José Hernández (1834 - 1886) foi um poeta, político e jornalista argentino, conhecido, principalmente, pelo livro Martín Fierro, considerado "o livro pátrio" da Argentina.
Mercedes Sosa (1935 — 2009) foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Com raízes na música folclórica argentina, ela se tornou uma das expoentes do movimento conhecido como Nueva Canción. Apelidada de La Negra pelos fãs devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos "sem voz".
Na minha postagem anterior ficou repetido "que cultura" duas vezes. Desconsiderar. Obrigado.
Blog coletivo, produzido no âmbito da Oficina "Poesia Brasileira e Canção – estratégias de leitura em sala de aula", oferecida como disciplina na Faculdade de Letras da UFJF, no primeiro semestre de 2011. Destina-se a postagem de textos para uso didático, comentários e ideias. Seus autores são o professor e todos os alunos (matriculados e ouvintes) da disciplina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Fernando... Então, a Mercedes Sosa foi parceira de canto do Milton Nascimento - um artista mineiro da música brasileira popular... Você conhece ele? Procura no youtube...
ResponderExcluirSim Fabrícia, conheço Milton Nascimento. Saudade de você e do Pedro falando em sala de aula. Me sinto responsável depois da minha intervenção aloprada daquela sexta-feira. Vocês sabem muito. Obrigado pelo convite a escutar. Beijo grande. Fernando.
ResponderExcluirFernando, tenho um clip da Ivete Zangalo cantando "Si no te amase tanto así". Linda música. Eu gostaria de compartilhá-la com a turma, dentro da programação do Alexandre.
ResponderExcluirPaulo
Então Paulo, oferece para Alexandre sua proposta e pode fazer um "Hispanolusoamerica II" na sequencia do que eu vou falar dia 13/05 sobre brasileiros que cantam músicas em espanhol e hispanofalantes que cantam aos brasileiros. Prepara uma boa palestra...
ResponderExcluirEu te admiro muito Paulo. Quando vejo suas aulas de PU com data show mostrando as estruturas da nossa lingua espanhola, fico tão emocionado. Um dia quero entrar na tua aula... Abraço grande, Fernando.