Queridos amigos e Alexandre,
Estou com vontade de escutar varias coisas. Podem escolher, que eu levo para a aula quando for o momento. A minha praia é os estudos comparativos:
1) No momento da "dor-de-cotovelo" e "a herança beletrista" estava pensando em escutar com vocês dois tangos: Uno, de Mariano Mores, cantado por Roberto Goyeneche e Naranjo en Flor, de Homero Expósito, cantado também por Roberto Goyeneche, e duas músicas "dor-de-cotovelo" de Maysa: Ouça e Meu mundo caiu, tratando do discurso amoroso da mulher e do discurso amoroso do homem e como o português e o espanhol tratam do amor desde o ponto de vista da lingua e da bagagem cultural que cultural que acarreta cada uma.
2) Quero escutar cantores em espanhol que cantam músicas em português e cantores em português que cantam músicas no espanhol:
Proponho escutar Mercedes Sosa, cantando um poema de Nicolás Guillén, cubano, em homenagem a Cândido Portinari,Un son para Portinari, musicalizado por Horácio Salinas, chileno, do grupo Inti Illimani. Ou ainda, gostaria de ver o video do Inti Illimani, para vocês verem os instrumentos, uso da sanfona, etc.
Por outra parte, gostaria de escutar com vocês Volver a los 17, de Violeta Parra, chilena, cantado por Mercedes Sosa, com Milton Nascimento, Chico Buarque, Gal Costa e Caetano Veloso. O vídeo está traduzido para o português.
Sei que não há tempo, mas gostaria de fazer escutar trechos ou os começos de outras músicas para ver nossos ritmos, um vallenato colombiano, um huayno boliviano-argentino, uma cueca chilena, uma zamba argentina, uma chacarera argentina, um carnavalito argentino, etc.
Não quero teorizar sobre a música, aproveitemos a sexta-feira e ouçamos música para curtir, para amar, para relaxar, para viver. Gastamos muito tempo falando em sala de aula, que nossa oficina seja para escutar e aprender música, para amar a música, para sentir ela com o coração. Façamos uma disciplina para a vida! Quero compartilhar estas coisas que sinto com vocês. Obrigado.
Blog coletivo, produzido no âmbito da Oficina "Poesia Brasileira e Canção – estratégias de leitura em sala de aula", oferecida como disciplina na Faculdade de Letras da UFJF, no primeiro semestre de 2011. Destina-se a postagem de textos para uso didático, comentários e ideias. Seus autores são o professor e todos os alunos (matriculados e ouvintes) da disciplina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Fernando,
ResponderExcluirQuanto ao item 2 do seu post, me lembrei de uma versão que a cantora carioca Silvia Machete fez da canção "Como la cigarra", da Mercedes Sosa.
Aqui está a versão, transformada em português para "A Cigarra": http://migre.me/4fx7B (infelizmente só encontrei ao vivo)
E pra quem não conhece a canção original, da poeta María Elena Walsh e interpretada pela Mercedes, aqui está: http://migre.me/4fxdY
Abraços.
"Como la cigarra" é uma ótima canção. É da época das "canciones de protesta" contra a ditadura na Argentina (1976-1983). Depois ao voltar a democracia lá, tomou outra dimensão.
ResponderExcluirObrigado pelo aporte.
Fernando, gostei de todas as suas sugestões. Poderíamos consolidá-las em um dia? O que você acha?
ResponderExcluirQuando falarmos da "Dor de cotovelo", vale colocar em diálogo as canções "Meu mundo caiu", de Maysa e "Se meu mundo cair", de José Miguel Wisnik. A propósito fica aqui uma sugestão de palestra sobre o tema:
http://www.cpflcultura.com.br/site/2010/07/21/cafe-filosofico-cpfl-eu-que-aprenda-a-levitar-jose-miguel-wisnik/
Alexandre, ficou consolidado sim, mas ainda não sei quanto tempo vai demorar entre as minhas duas apresentações (vai sair algo espontâneo, nunca se sabe como vão sair as coisas); quero combinar com você duas coisas: uma, saber se você depois vai prosseguir com a oficina, trazendo alguma outra coisa ou só vai comentar depois e durante as minhas apresentações e dois, como inserir a Wisnik na minha fala (é extenso). Obrigado por este aporte, adorei escutar Wisnik: "es un pozo de sabiduría" como falamos em espanhol.
ResponderExcluirGalera,vamos falar da canção de protesto?
ResponderExcluirSim Fabrícia, vamos falar sim. É no dia 20/05 conforme a programação combinada com o Alexandre. Nos tivemos essa fase também. Posso trazer "Sólo le pido a Dios" de León Gieco, cantado por Mercedes Sosa, para complementar. Beijos, Boa Páscoa, Fernando.
ResponderExcluir